11 Comments

Algo que eu tentei fazer de diferente esse ano, foi aprender a escutar meu corpo. Ele me dizia - e diz- tantas coisas que antes eram ignoradas ou esquecidas... e que diferenca que faz quando o colocamos em primeiro lugar!! quanto bem-estar vem da autoescuta e autoanalise!

Expand full comment
Dec 15, 2023Liked by tássia

Adorei, me identifiquei tanto! Eu comecei a tomar anticoncepcional bem nova pq eu tinha ovário policístico e queria transar sem preocupação com gravidez haha! Fiquei por anos assim, mestruava mas era bem protocolar, dias contados, sem cólica, etc. Até que eu comecei a ler sobre efeitos colaterias da pílula e decidi parar de tomar, já que também era algo meio "chato" da rotina pra mim, sabe? Tipo todo dia lembrar de tomar pílula num dia/hora exato. E aí eu comecei a ver que eu não sou a mesma pessoa todos os dias do mês, que a variação dos hormônios me fazia ficar mais feliz ou mais recolhida dependendo do período do ciclo. Percebi o quanto a pílula me deixava num estado de apatia o mês inteiro! Desde que parei com ela tenho me conhecido mais, me reconectado com o ciclo mesmo e entendido sinais do meu corpo que antes nem apareciam, eram reprimidos. Enfim, hoje posso dizer que meio que gosto de menstruar, pq é o sinal do meu corpo para diminuir o ritmo, olhar mais pra mim e mais importante de tudo, me faz me colocar em primeiro lugar sem sentir que é errado fazer isso. Tenho bastante cólica, meu fluxo aumentou (uso DIU de cobre), mas ainda assim é um processo importante pra mim. Entendo que para mulheres que sofrem com muitas dores ou sintomas severos, a menturação pode trazer sensações ruins, é algo bem particular mesmo.

Expand full comment

Amei o texto Tássia. Tenho vivido esse processo de entender meu ritmo e mesmo que aos poucos, dado passos em direção a uma vida mais respeitosa comigo mesma.

Expand full comment

Sobre bula: eu li a do DIU e quis tirar logo que li tudo. É surreal o quanto nos colocam pra teste!

Expand full comment

Que texto lindo! A poesia e a forma como você descreveu cada fase de uma forma tão natural, real e compreensível. Amei ❤️

Expand full comment

Tassia , poderia falar sobre esse processo de ter ficado 7 anos sem mestruar , foi algum problema especifico? fiquei curiosa ( por questões de saude) , pois para mim tem sido complicado , ja estou chegando ao 4 mes sem uma gota de sangue ( e nao quero mais tomar anticoncepcional ou qualquer outro medicamento para ajudar nesse processo) volto ao medico apenas ano que vem , em janeiro, vou em outro diferente do que vou agora , pra ter uma outra opniao . Fiquei motivada com seu texto e estou nessa fase de entender tambem meu ritmo das coisas, parabens e obrigada.

Expand full comment